quinta-feira, 22 de agosto de 2013

SUPORTE PEDAGÓGICO PARA TRABALHO ESCOLAR

Muitos alunos do CEJA procuram o Setor Pedagógico para realizar seus trabalhos escolares com o auxílio da INTERNET. Porém, observamos que, em muitas situações, o "trabalho escolar" se resume a "copiar" e "colar" textos inteiros, sem a preocupação de selecionar as informações mais importantes. Com o objetivo de dar um suporte pedagógico aos alunos, o Setor Pedagógico disponibiliza um "passo-a-passo" de como realizar o trabalho escolar, desde a pesquisa na INTERNET até a apresentação do trabalho de acordo com algumas regras da metodologia do trabalho científico.
Seguem as orientações do SETOR PEDAGÓGICO. COMO RESUMIR UM TEXTO Ler não é apenas passar os olhos no texto. É preciso saber tirar dele o que é mais importante, facilitando o trabalho da memória. Saber resumir as idéias expressas em um texto não é difícil. Resumir um texto é reproduzir com poucas palavras aquilo que o autor disse. Para se realizar um bom resumo, siga os passos abaixo: 1º Passo: Ler e sublinhar as palavras desconhecidas; 2º Passo: Pesquisar o significado das palavras desconhecidas no dicioonário; 3º Passo: Ler novamente e sublinhar as informações que julgar mais importantes; 4º Passo: Ler quantas vezes forem necessárias e refletir sobre as informações importantes; 5º Passo: Construir um “fluxo de palavras”; 6º Passo: Escrever o resumo. Para lembrar: -Não esqueça de dar um título ao seu resumo, colocando-o no meio da linha e deixando um espaço entre o título e o texto; -Use sempre o mesmo espaço dado no 1º parágrafo; -Evite rasuras e borrões; -Divida a palavra corretamente no final da linha (sílabas); -Use os sinais de pontuação corretamente; -Num resumo, as ideias não são suas, então, não esqueça de indicar a fonte, ou seja, de onde você retirou as informações.
METODOLOGIA BÁSICA DE TRABALHO CIENTÍFICO Seu trabalho deve apresentar 5 partes: 1. CAPA 2. INTRODUÇÃO. Apresentação do texto proposto (texto pessoal). 3. DESENVOLVIMENTO. É a própria pesquisa (resumo). 4. CONCLUSÃO. Resumidamente, o que você aprendeu com a pesquisa? (texto pessoal) 5. BIBLIOGRAFIA. Escrever a fonte de onde foram tiradas as informações (livros, revistas, jornais, sites, etc.)
Como resultado alcançado, podemos citar a preocupação dos alunos em NÃO "copiar", isto é, a preocupação em escrever com suas próprias palavras o que ficou entendido. Além disso, o desejo de organizar o trabalho obedecendo as normas da metodologia científica. É um trabalho de "formiguinha", certamente. Mas, os primeiros passos já foram dados...

7 comentários:

  1. Muito interessante mostrar para os alunos a forma correta de pesquisar e fazer um trabalho, pois muitos estudantes apenas copiam tudo o que encontram da internet, sem verificar se o texto corresponde ao tema solicitado pelo professor. E isso mostra também a dificuldade que os alunos tem de ler e reescrever o que entenderam sobre o texto, fazendo com que todos os trabalho virem cópia de outros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ane Caroline, os alunos têm muita dificuldade para interpretar e escrever o que entenderam, como vc bem colocou. Também vale lembrar que este "desafio" deve ser compromisso de todos os professores, de todas as disciplinas, e não somente do professor de Língua Portuguesa. Assim, fica mais fácil alcançar o resultado esperado! ;)

      Excluir
  2. Este Blog mostra um pouquinho do trabalho que o setor pedagógico faz, sempre auxiliam e ajudam nossos alunos no que é preciso.
    Principalmente na "hora" da pesquisa e na produção de trabalhos.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Muito boas essa orientaçôes pois nossos alunos apresentam muitas dificuldades quando se trata de pesquisar. A grande maioria se limitam a copiar...
    Acredtio que com esse trabalho e com a ajuda de todos conseguiremos avançar nos nossos objetivos. Parabéns pela excelente contribuição!

    ResponderExcluir
  4. Estas orientações são muito importantes, pois os alunos possuem muitas dificuldades em relação a metodologia científica. Parabéns pelo trabalho!

    ResponderExcluir
  5. Um outro aspecto que podemos destacar do Metodologia Para a Pesquisa é despertar no aluno o "pesquisador" oculto que todos nós trazemos conosco. Muitas vezes a atitude de "pesquisador" carece de estímulos, os quais uma vez desencadeados podem mudar para sempre a visão de mundo de uma pessoa. Neste mundo multicomunicativo, e repleto de conexões, é necessário cada vez mais ensinar e orientar os estudantes sobre como receber, lidar com as informações e de que modo reproduzí-las. Esta, tem sido a preocupação central, ou uma das, em nosso Setor Pedagógico.

    ResponderExcluir
  6. Um ótimo trabalho proposto pelo setor pedagógico. Parabéns aos nossos colegas ATPs. Na realidade nossos alunos são adultos e muitos não letrados, imagina eles poderem também conhecer as tecnologias avançadas diversificadas da época??? é demais ter esse espaço pra eles, junto com o apoio de profissionais.

    ResponderExcluir